Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Japoneses tem medo do convívio social

Hikikomori é um termo japonês que designa as pessoas que optam por viver isoladas do convívio social, trancadas em casa ou em um quarto. É um fenômeno típico do Japão, onde as fortes pressões e expectativas da sociedade levam a problemas de relacionamento e auto-estima. Uma pesquisa recente do governo japonês, com pessoas de 15 a 39 anos, estima que 230 mil japoneses sejam hikikomoris.



O estudo, realizado em fevereiro, concluiu que 1,79% dos 3.287 respondentes vivem em isolamento. O governo estima que, ao todo, 696 mil japoneses desistiram do convívio social, sendo que 230 mil só saem de casa para ir a lojas de conveniência vizinhas. O restante apenas deixa o lar para praticar algum tipo de hobby, mas evita contatos sociais.

O estudo oficial apontou ainda que outros 3,99% dos respondentes já sentiram vontade de se retirar da sociedade.

Entre os motivos citados para o afastamento social estão a incapacidade de se habituar ao ambiente de trabalho (23,7%); doença (23,7%); insucesso em encontrar um emprego (20,3%); ausência prolongada da escola (11,9%) e dificuldade de se habituar à universidade (6,8%).

A maioria dos hikikomoris são homens, frequentemente o filho mais velho. Muitos dormem durante o dia para evitar contato social e passam o tempo lendo mangás, vendo televisão, jogando videogame ou navegando na internet.

Os pais, muitas vezes, aceitam o comportamento dos filhos e os sustentam, preferindo tê-los isolados em casa a expor suas dificuldades ao mundo exterior.

Fonte: Made in Japan
Notícia SugEEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário